

Literatura, cinema e psicanálise
Enquanto seres de linguagem, o que nos interessa são as histórias, os casos, “causos” e causas do que cada um fez e segue fazendo com sua vida.


Acesso ao grupo de alunos
15 aulas/
encontros
Certificado de participação


Viver é também escrever a história das nossas vidas e, poder fazer algumas edições nela, de vez em quando. Por falar em edições, nessa terceira edição do clube de palavras, teremos o tema “escrita” como orientador do nosso percurso!


Nosso clube de palavras é uma proposta de estudar psicanálise a partir da interlocução com filmes e com livros de diferentes formas de ficção. A ideia não é analisar personagens, mas aprender psicanálise com eles. Para isso, nossos encontros se darão para discutir textos de teoria psicanalítica na relação com personagens de filmes e livros - ou seria para discutir filmes e livros na relação com a psicanálise?
Seja o que for maior, a psicanálise ou as artes, nosso convite é de que possamos fazer uma espécie de oficinas de insights que podem servir para a clínica, para a escrita, para o trabalho, para conversas profundas... Para a vida!
É um convite para praticar a escrita, debater com outros participantes, se expressar e discutir o tema em um ambiente de troca.
O que é o Clube?
Obras que trabalharemos
Para quem
é o Clube?
Para quem se interessar pelos temas propostos e tiver vontade de ler e ver filmes. Independente de ter ou não um percurso de estudos em psicanálise, você será bem-vindo, pois a ideia aqui é estudar e discutir de maneira despretensiosa. Vale dizer que se você já faz análise, certamente fará um proveito ainda mais interessante desse percurso.
Se você quer adquirir o hábito da leitura ou já o tem e gostaria de aprofundar em algumas questões, também irá se beneficiar desse formato! Se você gostaria de fazer algumas reflexões psicanalíticas a partir da interlocução com filmes, também poderá encontrar um ótimo caminho por aqui!
Um pouco sobre as últimas edições
Cronograma de estudos
PRIMEIRO CICLO:
11/03 - Aula gravada
Tema: Texto “O Poeta e o Fantasiar" (Freud), "A Criatividade e suas origens" (Winnicott)
18/03 - Aula gravada
Tema: Filme "A Chegada" (Denis Villeneuve - Prime)
25/03: Encontro ao vivo pelo zoom
Tema: Filme "A Chegada" (Denis Villeneuve - Prime)
01/04: Aula gravada
Tema: Livro "A Vergonha" (Annie Ernaux)
08/04: Encontro ao vivo pelo zoom
Tema: Livro "A Vergonha" (Annie Ernaux)
Encontros: 18h -19:30 - GMT-3
SEGUNDO CICLO:
15/04: Aula gravada
Tema: Texto "Romances Familiares" (Freud), "Conferência 33 - A Feminilidade" Freud)
22/04: Aula gravada
Tema: Filme "Anatomia de uma Queda" (Justine Triet - Prime)
29/04: Encontro ao vivo pelo zoom
Tema: Filme "Anatomia de uma Queda" (Justine Triet - Prime)
06/05: Aula gravada
Tema: Livro "Caderno Proibido" (Alba de Céspedes)
13/05: Encontro ao vivo pelo zoom
Tema: Livro "Caderno Proibido" (Alba de Céspedes)
Encontros: 18h -19:30 - GMT-3
TERCEIRO CICLO:
20/05: Aula gravada
Tema: Texto "A escrita como exercício do narcisismo" (Ana Claudia Meira)
17/05: Aula gravada
Tema: Filme "A Baleia" (Darren Aronofsky - Netflix)
03/06: Encontro ao vivo pelo zoom
Tema: Filme "A Baleia" (Darren Aronofsky - Netflix)
10/06: Aula gravada
Tema: Livro "Romancista como Vocação" (Haruki Murakami)
17/06: Encontro ao vivo pelo zoom
Tema: Livro "Romancista como Vocação" (Haruki Murakami)
Encontros: 18h -19:30 - GMT-3
Por que estudar psicanálise?
A teoria psicanalítica é uma teoria que diz respeito à vida. Freud inventou a psicanálise a partir do que sua clínica o ensinou, não a partir de um ideal. Nos dias de hoje, os psicanalistas seguem reinventando a psicanálise em suas clínicas. Assim, a psicanálise se distancia de um manual sobre como viver e se alimenta extraindo consequências sobre como as pessoas vivem.
QUEM É
ANA SUY
Psicanalista, escritora, professora, psicóloga graduada e pós-graduada pela Pucpr. Doutora em pesquisa e clínica em psicanálise pela Uerj. Mestre em Psicologia Clínica pela Ufpr.
Autora do best seller "A gente mira no amor e acerta na solidão", publicado no Brasil, em Portugal, Argentina, Colômbia, Chile, México e Uruguai pela editora Planeta.
Autora também de “Não pise no meu vazio”, “As cabanas que o amor faz em nós”, “A corda que sai do útero” (editora Planeta) e “Amor, desejo e psicanálise” (editora Juruá).
Coautora do livro "Infamiliar: o que faz família hoje?" (editora Agalma) e uma das organizadoras do livro "Como amam as crianças?" (editora Blucher)
Idealizadora e coordenadora dos estudos
“Lendo Freud hoje” e “Clube de palavras”.

-
CertificadoAo final do ciclo haverá emissão de certificado de participação.
-
Quais serão os materiais analisados e onde os encontro?Cada participante do Clube de Palavras é responsável por buscar seu próprio material literário, textual e audiovisual. No entanto, ao entrar no Clube, nossa equipe te indicará sugestões de onde encontrar os livros, textos e filmes que fazem parte do conteúdo programático. Primeiro ciclo: Texto: Arte, Literatura e os Artistas (Freud) - O Brincar e a Realidade (Winnicott); Filme: A Chegada (Denis Villeneuve - Prime); Livro: A Vergonha (Annie Ernaux). Segundo ciclo: Texto: Amor, Sexualidade, Feminilidade (Freud) - O Delírio e os Sonhos na Gradiva, Análise da Fobia de um Garoto de Cinco Anos e Outros Textos (Freud); Filme: A Anatomia de uma Queda (Justine Triet - Prime); Livro: Caderno Proibido (Alba de Céspedes). Terceiro ciclo: Texto: A escrita científica no divã (Ana Claudia Meira); Filme: A Baleia (Darren Aronofsky - Netflix ou Prime); Livro: Romancista de Vocação (Haruki Murakami).
-
Por quanto tempo terei acesso às aulas e encontros?As aulas e encontros ficarão disponíveis para você por 1 ano.
-
Grupo de AlunosDurante o período teremos também um grupo de whatsapp aberto e dinâmico para conversar, discutir, compartilhar dúvidas, recomendações de leituras etc.
-
Edições passadasNossas primeiras experiências do clube de palavras foram muito entusiasmantes porque pudemos descobrir, na prática, que um mesmo livro lido, quando compartilhadas as experiências de leitura, vira muitos livros! E o mesmo se pode dizer em relação aos textos de psicanálise e aos filmes. Trocar é aprofundar e ampliar sem que a gente se perca num excesso tão fácil de cair nos nossos tempos, onde há um empuxo a tudo ser demais, muita leitura, muito filme e nadinha de memória. Na primeira edição discutimos o tema “amor”. Na segunda edição, o tema “mães e filhas”. Essa é a terceira edição do Clube de Palavras, em que discutiremos o tema “escrita”.
-
Vou ter como tirar dúvidas?Sim, nós temos uma comunidade no WhatsApp onde você poderá interagir e colocar suas questões. Além disso, nos encontros que acontecem ao vivo pelo zoom, os participantes têm a possibilidade de trazer diferentes contribuições, inclusive com suas dúvidas.
Dúvidas/suporte: contato@anasuy.com.br
Copyright © 2025 Inc. Todos os direitos reservados. Ana Suy Psicologia e Psicanalise LTDA - CNPJ: 43.700.389/0001-90